GUPE em Ponta Grossa

Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas

Gruta Pinheiro Seco

Histórico

Abrigo da Raridade

Abrigo da Raridade

Caverna das Andorinhas

Caverna das Andorinhas

Caverna Olhos dAgua

Caverna Olhos d'Água

Histórico

O Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas, fundado em 25 de Agosto de 1985, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, declarado de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 4522/1990 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 19.102/2017 e filiado à Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

O grupo é formado por pesquisadores, professores, acadêmicos e demais interessados das ciências espeleológica e arqueológica e têm, entre seus membros, geógrafos, biólogos, geólogos, turismólogos, historiadores, engenheiros, guias de turismo e demais profissionais que se dedicam para que a história do GUPE se mantenha ativa.

Há mais de quatro décadas o GUPE realiza atividades educacionais e pesquisas com o objetivo de conservar as cavidades subterrâneas e os sítios arqueológicos dos Campos Gerais do Paraná e demais localidades, trabalhos realizados com grandes esforços desde os membros fundadores e os primeiros sócios até a atualidade.

Dentre as principais atividades pode-se citar: realização de eventos de divulgação do patrimônio espeleológico e arqueológico (como o 31º e o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia); projetos de pesquisas e de educação patrimonial; publicação de artigos científicos e de livros; palestras, capacitações e oficinas para a comunidade e; produção de conteúdos audiovisuais.

O grupo atua principalmente em cidades da região dos Campos Gerais do Paraná, como Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Carambeí, Castro, Piraí do Sul e Tibagi. Contudo, também já desenvolveu ações de pesquisa nos municípios de Cerro Azul (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina) e Caeté (Minas Gerais).

Com todas essas ações, o GUPE tem como foco ampliar o conhecimento e garantir a proteção efetiva do patrimônio natural e cultural paranaense, mantendo a integridade física de cavernas e sítios arqueológicos, a fim de preservar a memória e este patrimônio para as futuras gerações.

Powered by Katz - Soluções Web